Você ainda não se registrou.Favor clique aqui e registre-se! Ou caso você seja registrado logue-se!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Você ainda não se registrou.Favor clique aqui e registre-se! Ou caso você seja registrado logue-se!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    [Info] Formato JPEG. Oque é?

    Admin
    Admin
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 84
    Data de inscrição : 29/04/2009
    Idade : 27
    Localização : Campo Grande - MS

    [Info] Formato JPEG. Oque é? Empty [Info] Formato JPEG. Oque é?

    Mensagem por Admin Qua 6 maio - 13:06:30

    Introdução

    Utilizar
    imagens em computador é algo rotineiro e comum a várias atividades. Na internet, figuras são encontradas aos montes e são essenciais para a transmissão de idéias, para o design de sites, para exemplos, para uma série praticamente infinita de aplicações. Como não poderia deixar de ser, existem várias tecnologias que tratam desse assunto e conseqüentemente, temos formatos diferentes de imagens. Quando falamos de formatos, estamos nos referindo aos tipos de arquivos próprios para
    o trabalho com imagens. Na internet, são comuns os formatos JPEG, GIF e PNG. Todos serão explicados brevemente nas próximas linhas.


    Oque significa a sigla JPEG?

    Joint Photographic Experts Group.

    Oque é JPEG?

    O
    formato JPEG (Joint Pictures Expert Group) é um tipo de arquivo para armazenamento de imagens que pode trabalhar com esquema de cores em 24 bits. Isso significa que este formato aceita 16,8 milhões de cores. O JPEG é um dos formatos de imagens mais populares e isso se deve à capacidade de formar imagens fiéis à original. Além disso, os arquivos em JPEG costumam não serem grandes.

    O JPEG utiliza um algoritmo de compactação que se baseia na capacidade do olho humano. No entanto, mesmo sabendo-se que arquivos em JPEG podem trabalhar com até 16,8 milhões de cores, o olho humano não é capaz de enxergar todas elas de uma vez. Assim, é possível tirar uma série de informações que representam cores em imagens e manter apenas aquelas visíveis ao olho
    humano. Em outras palavras, o formato JPEG "tira" da imagem aquilo que os humanos não conseguem ver. Esse processo é conhecido como compressão. Isso faz com que imagens bastante realistas sejam criadas, ao mesmo tempo em que esses arquivos não ficam pesados.

    Algo interessante no JPEG, é que os arquivos podem ter diferentes níveis de compressão. Quanto mais existir compressão, ou seja, retirada de informação, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será sua qualidade. Assim, se você for disponibilizar imagens na internet, é interessante mantê-lo em um tamanho pequeno. No entanto, se a imagem for utilizada em um documento, muitas vezes é melhor mantê-la com o máximo de qualidade possível, para que a impressão seja satisfatória.

    Uma desvantagem do JPEG é que a imagem normalmente perde qualidade a cada vez que o arquivo é salvo. Os arquivos em JPEG têm a extensão .jpg. Por exemplo, muonline.jpg.

    Descrição

    JPEG File Interchange Format (JFIF)/(JPEG)
    Tipo imagem raster (bitmap)
    MIME image/jpeg
    image/jfif
    Extensão .jpeg ; .jpe ; .jpg ; .jfif ; .jfi
    Compressão JPEG
    Espaço de cor 8 e 24
    Características JPEG progressivo (interlacing)
    Desenvolvedor Eric Hamilton (C-Cube Microsystems), e actualmente a Joint Photographic Experts Group.
    Lançamento 1983
    Última versão 6b (27 de Março de 1998)
    Programas vários (maioria dos editores de imagem)
    Variantes .jtif ; .jp2 ; .jpx ; .jng

      Data/hora atual: Sáb 11 maio - 5:52:03